segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Religião. Quem aí quer discutir?


É impressionante como os assuntos para discussão surgem supostamente do “nada”.

Na última aula que tive de Direito Tributário no curso de Administração que faço, um tema bastante polêmico foi questionado por um aluno a nosso professor. Perguntou ele: “Professor, você viu o caso Edir Macedo e igreja universal? (A aula era sobre impostos e isenções fiscais) O professor achou muito interessante o questionamento de meu colega e começamos todos a debater o assunto em sala. Pra quem não conhece, a igreja universal é uma entidade “filantrópica” que aparentemente prega o evangelho, ou seja, mais uma igreja evangélica no crescente “mercado” brasileiro...

Religião é sempre um tema bastante polêmico a ser discutido, mas há sempre uns chato como eu que gosta de debater qualquer coisa... (rsrsrs...). Não me considero um homem sem religião, acredito em Deus e essa é minha religião. Muita gente recorre aos “chamados” e até por alguns “contratos” com Deus que muitas entidades religiosas estão praticando nesse país. Vale salientar que não estou aqui pra defender igreja A ou B, simplesmente me interessei por dissertar sobre o tema.

Certo dia um amigo me contou que ao passar a frente de uma suposta representação do senhor na terra... Uma fiel o convidou insistentemente para que ele entrasse e assistisse a um culto da famosa... Igreja brasileira presente em mais de 170 países e por ele sempre passar ali, naquele dia sentiu interesse em observar o que acontecia naquele lugar. Assim ele me disse. Ao entrar no local e sentar-se em uma das luxuosas poltronas na bem estruturada igreja, vieram rapidamente duas pessoas fazendo-lhe a primeira abordagem e o entregando dois envelopes, ora... Mais o que seria aquilo? (Uma correspondência ao santíssimo? Rsrsrs...) com a explicação que lhe foi dada ficou muito fácil entender do que se tratava... Os envelopes (Dois) serviam para pra que em um deles ele colocasse seus pedidos, desejos, problemas e etc. ao senhor e no outro (pra que seja que era? O que vocês acham? Hehe...) era pra que ele colocasse uma quantia em dinheiro pra que essa graça fosse alcançada mais rapidamente... kkkkkkkkkkkk... Que me desculpem os fiéis dessa igreja que estejam lendo esse texto, mas isso é ridículo! Quase não parei mais de rir quando ele me relatou isso.

Outros casos parecidos a esse são noticiados a todo tempo pelos meios de comunicação desse país. Um bem interessante é o de uma igreja que em sua entrada existe uma catraca onde o fiel só é liberado para adentra ao recinto após prévia análise da situação disimática do integrante da mesma... Que absurdo! “Meu” Deus! Ou seja, se estiver inadimplente não recebe as bênçãos do senhor... kkkkkkkkkkkkk... Muitas são as notícias envolvendo fundadores e membros de igrejas que são constantemente exibidas na mídia. Quem aí não se lembra do caso Renascer e seus fundadores? (pra não dizer donos ou presidentes... rsrsrsrs...) Foram presos ao tentar entrarem nos EUA com uma “graninha” a mais... Onde possuem mansão em um dos lugares mais caros do mundo e o patrimônio do famoso bispo fundador da Universal? Ele só tem uma besteirinha avaliada em cerca de 4 bilhões de reais (Inclusive comprou até um jatinho particular, tem em sua residência utensílios em ouro e adquiriu uma emissora de TV e abriu outra)

Eu não estou aqui dizendo que essas igrejas só façam enganar uma grande quantidade de pessoas, sei das ações de muitas delas em prol de quem precisam além de respeitar algumas delas como a igreja Batista, assembléia de Deus, entre outras, por exemplo, as considero como sérias (até alguém aí me convencer do contrário... rsrsrs... Espero que não!).

Muitos são os que encontram a felicidade em estar nesses lugares salvadores. Minha tristeza é saber que muitos são os que são enganados e recrutados por pessoas com interesses subjetivos. Acredito que muitas dessas pessoas se envolvem com esse tipo de coisa simplesmente por terem problemas pessoais que seriam sanados se simplesmente procurassem um médico ou outro profissional capacitado, mas “representantes” do senhor chegam primeiro e os resgatam das garras do diabo... Não sou nenhum Satanista (Longe de mim!) ou coisa parecida, mas acho que até o diabo precisa de um excelente advogado pra se defender de tantas acusações... kkkkkkkkkkkkkkkkk... Enganadores se aproveitam da ingenuidade de alguns para tirar vantagens em situações diversas, muitos são os casos de pessoas de abdicaram de tudo que tinham e entregaram tudo nas mãos desses supostos servos do altíssimo... Ficaram sem nada, mas compraram sua salvação e terreninho no céu... Será?

O que estou tentando fazer aqui meus amigos? Por favor, peço que não me levem a mal, tenho muitos amigos praticantes do cristianismo e outras religiões. Cansado de tanto ver o nome do senhor Deus pronunciado em vão por muitos é que me direcionei a vocês com esse tema. Não se deixem levar, não façam as coisas sem pensar duas, três, quatro... Quantas vezes achar necessário antes de entrarem numa fria dessas. Muitos são os caminhos que podem te Levar a algum bom lugar após a morte, mas acredito que nenhum deles nosso Deus cobre ingresso para o mesmo... Nosso caráter ou como nos comportamos em relação ao próximo, como tratamos a natureza e nossos irmãozinhos do reino animal, como usamos e tratamos nosso planeta, se somos gratos pelo pouco ou muito que temos, se sabemos ajudar um velhinho casado a atravessar a rua, se damos alimento a um que lhe pede comida ou N atos de bom coração e índole que podemos realizar, tenho certeza que nosso amado Deus ficará, com toda certeza do mundo, muito feliz!


Raony Borges

4 comentários:

  1. Parabéns!!! Adorei esse texto.Vc é muito inteligente!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto,discordo em alguns pontos como acreditar que a Assembléia é uma entidade idônea, tenho fortes convicções de que não seja! É mais uma igreja neopetencostal como a Universal, Resnacer e etc, que usam a tal da "Teologia da prosperidade" (Ecaa), e com isso nascem esses porcos mercadores, exploradores da fé alheia (Como o BI$PO Edir Macedo). Mas respeito, é muito, as igreja tradicionais como Batista, Metodista, etc..enfim, Parabéns pelo texto...muito bom!

    Você poderia escrever, já que o assunto envolve religião, universal e etc, sobre a Teologia da prosperidade... seria interessante algo sobre isto que eu acho um dos maiores males que envolve religião hoje.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Idalice, muito obrigado mais uma vez pelas palavras. Me enaltecem muito, sempre que comenta meus textos.

    Amigo do segundo comentário, achei de grande valia vossa postagem. No texto falo que acredito que aquelas igrejas são idôneas até que me conversam do contrário. Rsrsss... Eu não sabia muitas informações sobre a Assembléia, apenas achava que fosse séria... E em relação ao que me sugere, é um grande tema. Vou me aprofundar mais no assunto e futuramente escreverei a respeito.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. MAIS UMA VEZ AQUI....RELIGIÃO??? OLHE, É MUITO COMPLICADO PARA SE DEBATER...SEMPRE TEM ALGUÉM DIZENDO, "A MINHA É MELHOR A SUA NÃO SEI"... E PORAI VAI...EU APENAS FAÇO PARTE D'AQUELES QUE ACREDITAM QUE RELIGIÃO, CADA UM TEM A SUA E EU RESPEITO TODAS....RELIGIÃO NÃO SÃO AS IGREJAS, MÁS SIM O CAMINHO QUE NOS LEVA ATÉ A HARMONIA COM DEUS....ABRAÇO...DEUS TE ABENÇOE...

    ResponderExcluir