quinta-feira, 30 de julho de 2009

Origem do meu nome.


CACIQUE RAONI!!!

Desde muito pequeno as pessoas sempre me indagavam ou faziam alguns comentários a respeito de meu nome – RAONI. Com o passar dos anos fui me tornando cada vez mais orgulhoso por minha mãe tê-lo escolhido pra mim.

RAONI em Tupi-Guarani quer dizer onça guerreira, outros acham que é sexo de onça e ainda há quem diga que é o nome de uma raiz medicinal usada pelos índios do XINGU. Mas por que o nome Raoni é tão importante pra mim? Simplesmente por se tratar do primeiro nome do índio mais famoso do Brasil – Cacique Raoni Metuktire, um dos índios mais influentes do mundo. A história desse índio é incrível!!!

Nascido no Mato Grosso. Filho do cacique Umoro, do ramo dos Caiapós conhecido como Metuktire, Raoni é descoberto pelo sertanista Orlando Vilas Boas no ano de 1954, Raoni então um jovem índio. O grande líder indígena não faz idéia de sua idade, mas segundo antropólogos certamente já tem mais de 70 anos.

O cacique aparece para o Brasil e para o mundo pela primeira vez no ano de 1984 (Um ano antes de vir ao mundo outro Raoni... rsrsrsrs...), quando os flashes dos fotógrafos e as câmeras de TV se direcionam em direção a um índio armado e pintado pra guerra em frente ao ministério do interior querendo falar com o chefe da pasta. Eu sei! Foi uma revolução mesmo. Foi manchete em todos os jornais e revistas na época. O ilustre índio lutava pela demarcação de uma reserva Caiapó, no XINGU. Ele conseguiu o que queria! Esse cacique não é LULA não, mas também é o cara... (kkkkkkkkkk...).

No ano de 1989, o famoso cantor inglês Sting, se solidariza com a luta do guerreiro brasileiro e o leva para a Europa, com o encontro foi arrecadado muito dinheiro para a causa índia no Brasil. No ano 2000, Raoni retorna mais uma vez ao velho continente em busca de recursos para a instalação do INSTITUTO RAONI. Localizado no XINGU, a instituição filantrópica realiza várias ações em prol do povo indígena, é um núcleo de alta tecnologia no parque nacional, abriga também um hospital, um centro de pesquisas da Biodiversidade da floresta, escolas e um núcleo de comunicação ligado a internet.

Há! Quase esqueci, o grande cacique usa botoque de 8 centímetros de diâmetro que ostenta no lábio inferior, marca registrada de seu povo, faz jus à tradição guerreira da tribo.

Minha mãe grávida de mim em 1984, vê aquele bonito nome em uma revista e me batiza no ano seguinte fazendo uma homenagem ao guerreiro do XINGU.

Raony Borges (Créditos a mim... (rsrsrsrs...)

6 comentários:

  1. PARABÉNS....MUITO INTERESSANTE A ORIGEM DO SEU NOME SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM SUAS ORIGENS....ABRAÇO.....JBMEDEIROS...

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Muito obrigado amigo! Fique feliz por ter gostado de meu texto sobre a origem do meu nome.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Pensei que teu nome era Bodego... Hehehehe!!!
    Parabéns Raony, gostei do blog!

    ResponderExcluir
  4. Poxa legal mesmo, tambem nao sabia da origem, agora sim e uma coisa que no mesmo ano eu nasci, entao ja fui batisado em homenagem ao XINGU.

    ResponderExcluir
  5. shooooooooow
    meu nomeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir