Hu Jintao - Barack Obama (fonte: al.china-embassy.org)
Ao longo dessa semana venho me deparando com várias notícias na TV e vendo em vários sites na internet, o encontro e principalmente o o jantar oferecido pelos americanos ao presidente (Ditador) chines Hu Jintao. Seria apenas mais um encontro para celebrar a parceria e a negociação entre as duas potências mundiais se esse assunto não me chamasse tanto a atenção.
A China de Mao Tse-Tung é teoricamente comunista, uma ditadura que cresce mais de 10% a cada ano, sua população é a maior do mundo com cerca de 1 bilhão e 350 milhões de habitantes. Ostentam uma bandeira vermelha representando a revolução socialista naquele país. O engraçado é que na prática essa nova china não tem nada de socialista, pelo contrário! São extremamente capitalistas. É um dos chamados BRICs, sigla que coloca em evidência as quatro maiores potências emergentes contemporâneas (Entre tais, o “B” significa Brasil).
Mas voltando ao assunto do brinde... Os americanos certamente não estão muito satisfeitos com o avassalador crescimento econômico do país dos olhinhos puxados do outro lado do planeta, já que por muitas décadas se orgulham de ter o poder nas mãos e o status de país mais rico do mundo. Pespectivas de crescimento econômico denotam que ainda vai demorar muito para os chineses chegarem perto dos americanos, pelo menos algumas décadas e se os EUA continuarem crescendo pouco a cada ano, mas pode ter certeza que os do “Tio Sam” os consideram como uma ameaça a seu belo status... Mas essa não é a questão. O que proponho com essa “encheção” de linguiça sobre esses dois países é, que o real motivo desse brinde é um verdadeiro “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço...” Os demagogos, gordos, consumistas e destruidores da natureza americanos e os “socialistas” capitalistas, desrespeitadores dos direitos humanos e invasores chineses estão nem aí pros rumos do planeta! Só se preocupam com suas robustas e pujantes economias...
Estão brindando a invasão e os atos desumanos no Tibete e Taiwan por parte dos chineses e a do Iraque e Afeganistão pelos americanos, toda poluição e destruição da natureza pelas duas nações. Estão brindando o aquecimento global que está causando mudanças desastrosas no clima de todo planeta. E sabe quem está pagando essa conta? Aquelas pobres famílias que têm que enfrentar chuvas destruidoras de sonhos de toda uma vida (Quando não perdem a mesma), nós, pobres coitados e flagelados da seca no Nordeste brasileiro e na África e Ásia central, sem falar nos pobres coitados ursos polares que estão praticamente com um atestado de despejo de seus lares no polo norte, já que seu Habitat (Casa) está derretendo.
Furacões, tempestades, secas e afins estão cada dia mais frequentes e os dois chefes de Estado se preocupam apenas em aumentar os níveis de consumo no mundo, agora pergunte a eles sobre toda poluição do meio ambiente, acha que eles se preocupam de fato com isso? Duvido muito... Os chineses querem cada dia mais vender e os americanos, por sua vez, cada dia mais engordar... Se os demais pobres diabos que também moram nesse planeta sofrem com isso, que se danem! “ A economia americana é mais importante que o meio ambiente”, já dizia o então presidente americano Jorge W. Bush, quando se recusou a assinar o tratado de Quioto para redução dos níveis de poluição ambiental.
Sinceramente, não entendo como esses dois senhores têm a cara de pau de rirem do mundo e seus desastres naturais patrocinados em sua grande parte pelos mesmos. Muito provavelmente não acreditam que seja culpa deles... E brindam o consumismo, a invasão de povos e suas culturas e principalmente brindam a falta de sanidade das cabeças que deveriam ser mais evoluídas que as nossas, dos trópicos, que pra eles somos subdesenvolvidos, emergentes, meramente do terceiro mundo... O que mais me entristece é saber que queremos a todo custo imitá-los, até nosso álcool (Invenção tupiniquim) agora está sendo chamado de ETANOL, simplesmente porque os americanos chamam assim... (Sei não...)
Não me entra na cabeça o fato das pessoas querem sempre enriquecer a todo custo. O que importa nessa vida minha gente? Rios de dinheiro ou um açude de felicidade? Vi certo dia que no Butão, pequeno país asiático, que criaram o FIB (Felicidade Interna Bruta). Trata-se de um plano nacional para aumentar os níveis de felicidade daquele povo, não tem dinheiro envolvido, podem acreditar! Apenas boa vontade e humildade. O interessante que nosso PIB (Produto Interno Bruto) é muito “Importante” para o povo brasileiro... Mas o engraçado é que a cada dia aumentam os casos de depressão, síndrome do pânicos e outros transtornos psicológicos gerados pela infelicidade das pessoas. Somos muito mais ricos que aquele pequenino país, mas será que estamos tratando nosso povo tão bem quanto eles? Será que somos mais felizes que eles? Quando as pessoas entenderem de verdade que não é de mais dinheiro e sim de mais sorrisos verdadeiros que precisamos, tenho certeza que esse planeta será um lugar melhor pra se viver.
Se ser do chamado primeiro mundo significa me tornar um consumista (gordo, por me empanturrar com toda gordura da cultura americana nos chamados Fast Foods...), desumano e sem a menor noção da realidade, prefiro continuar sendo um cabeça chata, matuto e subdesenvolvido aqui do interior da Paraíba, pelo menos aqui (Ainda) respiramos um ar puro (Perfumado pela flor do mandacaru), respeitamos os outros e temos um corpinho sarado...
Raony Borges (Brindando a insanidade!)
Quanta verdade!
ResponderExcluirMAs , o que é a verdade se não uma opinião maquiada de lógica?
Que bom seria se a maioria de nós incluindo nossos governantes tivessemos essa opinião em relação ao meio ambiente, respeito ao próximo e nós mesmos, e a seguissimos.
Parabéns Raony!!
É, VIVA ao made in china né!?
ResponderExcluirmuita verdade e muita tristeza tbm.
pior é saber que o que fazemos para mudar isso é pouco demais pra mudar alguma coisa no mundo.
:S
me deixou pensativa agora!
Parabéns Raooony !