quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Seus olhos estão mais azuis a cada manhã...


Você já quis muito uma resposta? Daquelas que chega a nos embrulhar o estômago de tanta ansiedade. Pois é, é isso... Está acontecendo comigo! Está acontecendo de novo, o reencontro com o passado foi inevitável.

Mas o que será que nos aflige? O que nos comove? Se o improvável e inevitável está aí pra todo mundo? É complicado estar mais uma vez cara a cara com aquela verdade que paradoxalmente parece mentira e as vezes parece ser até um sonho, um conto... E pelo andar da carruagem, o envolvimento com aquela velha, “nova” (E vai saber o futuro...) situação desconfortante, porém confortável naquela hora, segue entre a gente.

Agora entendo porque os poetas escreviam tantas contradições, tantas dúvidas, tantas declarações infinitas! Eles sabiam dizer o “não saber o que dizer...” Rsrssss... É muito estranho isso! Não me lembro de já ter me sentido assim, dessa forma tão ruim e boa ao mesmo tempo. As certezas e as dúvidas pairam no ar a todo momento, às vezes me encontro, mas a vezes me perco; às vezes viajo com destino em encontro ao dela, mas às vezes estou aqui pra sempre... Todo caso, na grande maioria das vezes penso apenas naqueles olhos, que parecem está mais azuis a cada manhã só pra me provocar... Ahhhh aqueles olhos... Parece que me interrogam em silêncio num tribunal onde fui condenado a responder o imponderável!

O amanhã não sei, o passado é o presente agora. Está tudo invertido, de repente tudo mudou de rumo em apenas cinco palavrinhas lindas! Pronunciadas com dificuldade e cuidadosamente acertadas pra aquele singelo momento. Quer saber quais foram? Rsrsrss... Depois eu conto, não tenho certeza ainda se as entendi da forma que deveria entender. Da forma racional. Confesso que ser racional seria mais plausível, mais seguro, mas de que modo meu coração se auto destruiria? Muitos anos atravessaram nossos corações sem que ele sequer tenha sido tocado.

Você veio de longe menina, de repente ficou tão perto que nos tornamos um, que depois se dividiu novamente. Se atitudes provão? Vai entender aquela então... Qual? A de me falar tomada pelo pranto separatista na nossa última despedida, que a terceira vez que nos encontrássemos seria pra ficarmos juntos pra sempre. Agora eu acredito. É pra sempre! Pelo menos no meu sempre. Não me incomodo com o que irá acontecer novamente, já está se tornando rotina mesmo... Já esperamos por isso e dessa vez acredito que estamos mais preparados. Sei que aqueles olhos permanecerão sempre mais azuis a cada manhã, sempre me interrogarão e pediram meu ombro que acaricie seu pescoço.

Você foi o diferente que todos nós procuramos como a forma mais natural de felicidade, você foi tudo que eu posso admitir desejar, você pra sempre será quem, independente de qualquer coisa viu em mim um menino com sonhos, com alguns pensamentos até um tanto utópicos pra aquele momento, lembra? Mas mesmo assim achou de me seduzir, de me encantar com seu sublime olhar, de me fazer tão feliz!

Querer estar perto é querer mudar dogmas, regras, padrões da sociedade ou até mesmo um sonho literalmente distante, e claro que é tudo isso! Concordo, mas o meu querer estar com você é simples, é humilde, é singelo, é carinhoso. O meu querer é diferente, é o meu querer estar envolvido em teus braços, enroscando meus dedos em seus cabelos e sentido o doce e verdadeiro aroma da felicidade, se será físico novamente, não sei mais... Mas sempre será real em meu mundo.

“É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é o nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.”.

Seu nome soa doce, sua voz aveluda meu ouvir, sua boca quer sempre meu desejo, meus sentidos desaparecem quando meus lábios tocam os seus; meu coração acelera; minha mente viaja no vazio da falta de respostas do futuro, mas quer saber? Gosto dessa dúvida acompanhada de todas as incertezas do mundo! Parece estranho, mas me motiva; me liberta; me caminha; me afeta. Se transforma tudo em motivação pras batalhas de todos os dias de minha vida.

Escreveria pra sempre se me fosse necessário fazer, será que inspiração me faltaria? Será que não seria mais possível perceber seus olhos mais azuis a cada manhã? Mesmo se me fossem arrancados os olhos ainda assim viria! Se até seu cheiro eu consigo sentir (Imaginar) quando quero? Meus sentidos se confundem de uma forma tão natural que me encantam.

Indagações me vinham: por que não escrever sobre isso se pessoas gostam tanto de lê-las e sempre me pediam pra fazer isso? A resposta é simples, lembra daquelas cinco palavrinhas? Pois é, estão aqui, em tudo que escrevi nesse texto: “Eu ainda gosto de você”

Raony Borges (Ponderando o imponderável)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chineses e americanos brindando o que mesmo?

Hu Jintao - Barack Obama (fonte: al.china-embassy.org)


Ao longo dessa semana venho me deparando com várias notícias na TV e vendo em vários sites na internet, o encontro e principalmente o o jantar oferecido pelos americanos ao presidente (Ditador) chines Hu Jintao. Seria apenas mais um encontro para celebrar a parceria e a negociação entre as duas potências mundiais se esse assunto não me chamasse tanto a atenção.

A China de Mao Tse-Tung é teoricamente comunista, uma ditadura que cresce mais de 10% a cada ano, sua população é a maior do mundo com cerca de 1 bilhão e 350 milhões de habitantes. Ostentam uma bandeira vermelha representando a revolução socialista naquele país. O engraçado é que na prática essa nova china não tem nada de socialista, pelo contrário! São extremamente capitalistas. É um dos chamados BRICs, sigla que coloca em evidência as quatro maiores potências emergentes contemporâneas (Entre tais, o “B” significa Brasil).

Mas voltando ao assunto do brinde... Os americanos certamente não estão muito satisfeitos com o avassalador crescimento econômico do país dos olhinhos puxados do outro lado do planeta, já que por muitas décadas se orgulham de ter o poder nas mãos e o status de país mais rico do mundo. Pespectivas de crescimento econômico denotam que ainda vai demorar muito para os chineses chegarem perto dos americanos, pelo menos algumas décadas e se os EUA continuarem crescendo pouco a cada ano, mas pode ter certeza que os do “Tio Sam” os consideram como uma ameaça a seu belo status... Mas essa não é a questão. O que proponho com essa “encheção” de linguiça sobre esses dois países é, que o real motivo desse brinde é um verdadeiro “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço...” Os demagogos, gordos, consumistas e destruidores da natureza americanos e os “socialistas” capitalistas, desrespeitadores dos direitos humanos e invasores chineses estão nem aí pros rumos do planeta! Só se preocupam com suas robustas e pujantes economias...

Estão brindando a invasão e os atos desumanos no Tibete e Taiwan por parte dos chineses e a do Iraque e Afeganistão pelos americanos, toda poluição e destruição da natureza pelas duas nações. Estão brindando o aquecimento global que está causando mudanças desastrosas no clima de todo planeta. E sabe quem está pagando essa conta? Aquelas pobres famílias que têm que enfrentar chuvas destruidoras de sonhos de toda uma vida (Quando não perdem a mesma), nós, pobres coitados e flagelados da seca no Nordeste brasileiro e na África e Ásia central, sem falar nos pobres coitados ursos polares que estão praticamente com um atestado de despejo de seus lares no polo norte, já que seu Habitat (Casa) está derretendo.

Furacões, tempestades, secas e afins estão cada dia mais frequentes e os dois chefes de Estado se preocupam apenas em aumentar os níveis de consumo no mundo, agora pergunte a eles sobre toda poluição do meio ambiente, acha que eles se preocupam de fato com isso? Duvido muito... Os chineses querem cada dia mais vender e os americanos, por sua vez, cada dia mais engordar... Se os demais pobres diabos que também moram nesse planeta sofrem com isso, que se danem! “ A economia americana é mais importante que o meio ambiente”, já dizia o então presidente americano Jorge W. Bush, quando se recusou a assinar o tratado de Quioto para redução dos níveis de poluição ambiental.

Sinceramente, não entendo como esses dois senhores têm a cara de pau de rirem do mundo e seus desastres naturais patrocinados em sua grande parte pelos mesmos. Muito provavelmente não acreditam que seja culpa deles... E brindam o consumismo, a invasão de povos e suas culturas e principalmente brindam a falta de sanidade das cabeças que deveriam ser mais evoluídas que as nossas, dos trópicos, que pra eles somos subdesenvolvidos, emergentes, meramente do terceiro mundo... O que mais me entristece é saber que queremos a todo custo imitá-los, até nosso álcool (Invenção tupiniquim) agora está sendo chamado de ETANOL, simplesmente porque os americanos chamam assim... (Sei não...)

Não me entra na cabeça o fato das pessoas querem sempre enriquecer a todo custo. O que importa nessa vida minha gente? Rios de dinheiro ou um açude de felicidade? Vi certo dia que no Butão, pequeno país asiático, que criaram o FIB (Felicidade Interna Bruta). Trata-se de um plano nacional para aumentar os níveis de felicidade daquele povo, não tem dinheiro envolvido, podem acreditar! Apenas boa vontade e humildade. O interessante que nosso PIB (Produto Interno Bruto) é muito “Importante” para o povo brasileiro... Mas o engraçado é que a cada dia aumentam os casos de depressão, síndrome do pânicos e outros transtornos psicológicos gerados pela infelicidade das pessoas. Somos muito mais ricos que aquele pequenino país, mas será que estamos tratando nosso povo tão bem quanto eles? Será que somos mais felizes que eles? Quando as pessoas entenderem de verdade que não é de mais dinheiro e sim de mais sorrisos verdadeiros que precisamos, tenho certeza que esse planeta será um lugar melhor pra se viver.

Se ser do chamado primeiro mundo significa me tornar um consumista (gordo, por me empanturrar com toda gordura da cultura americana nos chamados Fast Foods...), desumano e sem a menor noção da realidade, prefiro continuar sendo um cabeça chata, matuto e subdesenvolvido aqui do interior da Paraíba, pelo menos aqui (Ainda) respiramos um ar puro (Perfumado pela flor do mandacaru), respeitamos os outros e temos um corpinho sarado...

Raony Borges (Brindando a insanidade!)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Abnegação, maior forma de egoísmo!



Mesmo o dicionário me dizendo e contestando com o contrário, peço-lhes humildemente meu direito de explicação... hehe...

Eu sou, você é, nós somos todos egoístas! Opz... (Espero que você continue lendo esse texto, kkkkk)

Qualquer dicionário que você pesquisar, dará de forma bem esclarecedora e explicada que a palavra ABNEGAÇÂO é exatamente o contrário do egoísmo, ou vice e versa. Mas será que somos de fato abnegados? Na minha humilde opinião somos sempre egoístas, somos sempre escravos de nosso ego! Tudo o que fazermos é simplesmente para satisfazê-lo. (Se me contesta, deixa um comentário me descendo a lenha!!! Até isso atingirá meu ego... kkkkk)

Você já se perguntou o porquê de um adolescente querer tanto se enturmar ou ser o centro das atenções? Ou porque queremos tanto um grande amor? Ficar rico, ser bem sucedido, ser realizado. Isso nos deixa felizes? Claro que sim! O nosso ego agradece... Quando somos solidários, ajudamos alguém ou fazermos algo do tipo, pode até parecer loucura, mas estamos sendo mais uma vez egoístas. Mas como? Você pode me perguntar. Ver a felicidade estampada no sorriso de uma pessoa em nossa direção atinge diretamente nosso eu interior, Ou você acha que receber um sorriso em troca de uma ação não seria nosso pagamento? Ficamos felizes em ajudar, em se doar, em ser boas pessoas meramente para satisfazer nosso ego, para nos sentirmos bem com aquela ação e não o outro. Se ele também se satisfaz, ótimo! Se agimos de forma erronia e não nos arrependemos é também culpa do danado do nosso ego, ele é quem fica de verdade feliz.

Não estou aqui dizendo que devemos deixar de ajudar os outros ou pregando o negativismo, de maneira alguma! Pelo contrário, sou um defensor desses atos, meu ego fica maravilhado quando faço algo bom, isso quer dizer que isso me deixa bem.

Se eu fosse uma pessoa normal (kkkkkkkkkk) escreveria apenas o que as mentes mais necessitadas de afago e motivação queriam ler, poderia ficar rico um dia... (Que Paulo Coelho ou Augusto Cury não me processem, rsrsrs...) Mas como não sou normal e adoro surpreender e ser metido a diferente, escrevo exatamente um texto te chamando de egoísta... kkkkkk! Mas não me leve a mal, quero apenas sua (Minha) Felicidade.

Raony Borges (Um baita egoísta! Rsrssss...)