terça-feira, 8 de junho de 2010

A sociedade é (está) desenvolvida?


Ser humano. Somos?

Uma espécie desenvolvida busca a própria destruição?

Uma sociedade desenvolvida paradoxa-se de forma a buscar riquezas, pelo simples fato de sobressair-se perante os demais da mesma espécie, ao mesmo tempo em que tantos não têm nem o que comer? Que ser é esse tão desenvolvido, que suja o sagrado líquido (a água) que o mantém vivo? Que humanidade é essa que desumanamente destrói a mais perfeita máquina natural que transforma gás carbônico em oxigênio, dessa forma, mantendo vivo seu próprio “carrasco”?

Cresci ouvindo de diversos professores, sendo eles acadêmicos ou simplesmente ensinadores empíricos, que somos os únicos seres racionais desse planeta. Que basta apertarmos um botão, ligar alguns fios, enviar algumas mensagens, mandar alguns mandos e desmandos e quase tudo funciona... Até que concordei com alguns deles por determinado momento! Mas felizmente estou me dando conta que não somos os donos desse planeta, que muitos da minha irmandade genética, só querem ver nossa casa (terra) virada em ouro para que assim, eles possam vendê-la... (kkkkkk...)

Será que somos mesmo desenvolvidos? Desenvolvida em relação a quê? Aos nossos ancestrais? Aos desenformados que desejavam ir pras índias abrir um comércio... E acabaram vindo parar aqui? Vamos citar os “irracionais” agora. Somos realmente desenvolvidos em relação as formigas ou as abelhas? E os soricates? Aqueles pequenos animais representam quase nada para muitos de nossa espécie, porém aqueles minúsculos seres das savanas africanas possuem um evoluído sistema de organização grupal de convívio e segurança que me enche os olhos! Pois é... Quem dera se tivéssemos aquela organização...

Certo insano, ex presidente dos “poderosos” Estados Unidos da América, simplesmente se recusou a assinar o tratado de Kyoto, que integraria ações de grande parte dos países do mundo, em função de nosso meio ambiente, justificando que a economia de seu país seria mais importante... Meu Deus! Pobre coitado... A humanidade nada mais é que apenas mais uma espécie nesse planeta de meu Deus... Quando os homens desse lugar se derem conta que nossa casa deve ser limpa, não suja; deve ser cultivada, não destruída; que deve ser amada, não guerreada, tornar-se-á um dia, quiçá e se deus quiser... Superior aos demais habitantes bípedes ou quadrúpedes desse globo e seremos realmente desenvolvidos.

Poderíamos, às vezes, querermos ser só um pouquinho menos ricos, de que forma? Gastando algumas fortunas comprando amor ao próximo. Quem dera ficássemos mais pobres de alguns sentimentos trocando-os por bondade e fraternidade. Toda riqueza que há na terra está dentro de nós mesmos – bons sentimentos ao próximo e a nossa terra mãe, mas infelizmente para alguns, isso não tem muito valor... Pra mim tem!

Vamos nos desenvolver meu povo!!! ( Rsrss...) Vamos fazer como nosso amigos da imagem a cima, ter uma aula com nossos amiguinhos Soricates! Que tal? (Rsrssss)

Raony Borges (Querendo se desenvolver!)


6 comentários:

  1. É de se admirar que o HOMEM seja tão IMATURO!!!
    E ainda se acha melhor do que os outros ANIMAIS!!!
    Os ANIMAIS, chamados IRRACIONAIS, demonstram muito mais capacidade de Organização!!!
    Ainda temos muito que APRENDER!!!
    Muito que nos DESENVOLVER!!!
    ÓTIMO TEXTO!!! PARABÉNS!!!
    Aguardo o próximo!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Raony querido, o blog tá lindo!
    Vi que vc fez umas mudanças.

    Texto fascinante!
    O que é ser desenvolvido?
    Infelizmente, por muito tempo e perssistindo até os nossos dias, para ser considerado desenvolvido é necessário aprimorar os meios de produção e fortalecer a economia, gerando mais e mais riquezas para um número restrito da sociedade, destruindo desordenadamente a natureza, condiconando e mantendo as malezas individuais, sociais nos seus vários aspectos.
    Mas considerar o entendimento do que é ser desenvolvido apenas por essa visão, é limitado e negligencia os outros vários aspectos, entre eles o que vc abordou no texto.

    Retornou a atividade com chave de ouro!
    rsrs

    VC utilizou muitas palavras de efeito que chamaram muito a minha atenção entre eles:

    Qd vc falou das àrvores e disse " mantendo vivo seu próprio carrasco."
    "Muitos da minha irmandade genética"
    entre outros...

    Agora, fiquei curiosa em saber mais sobre os soricates, o google tá me ajudando aqui, rsrs

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Sabrina, sempre gentil e amável sabrina. Obrigado pela consideração sempre presente. Gostaria de um dia chegar a seu nível de DESENVOLVIMENTO (O da alma)Forte abraço!

    Evelyn, obrigado pelo fascinante. Esse fascínio vem da analogia do existir.

    Espero que o ser pensante desse planeta um dia evolua... Grande parte dos animais já fizeram isso, por que nós não???

    Infelizmente o individualismo e a infame ganância pelo poder de alguns, nos trás efeitoas colaterais coletivos catastróficos. Coondenando assim todo um sistema multilateral lindo e naturalmente divino.

    Que bom que gostou das frses que usei! rsrs...

    E os soricates são irmãozinhos nossos bem simpáticos, moradores das savanas afrincas, tem um representante bem conhecido no mundo inteiro através da Disney, O Timão! Do Filme O rei leão e do desenho Timão e Pumba... Rsrssss

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ahh o Timão

    Assistia Timão e Pumba, muito bom!
    O soricates da vida real é mais bonito que o do desenho.
    rs

    Hakuna matata!!

    ResponderExcluir
  6. Observando como os animais vivem, realmente concordo qdo vc diz que os animais são mais "evoluídos" do que os seres humanos. Quando faz algo de "errado" é para sua sobrevivência e não para a destruição do planeta ou pelo simples prazer de fazer mal. Bem queria que estivéssemos um nível de organização das formigas, dos soricates, que até então não sabia que animais (soricates) seriam esses.
    Enfim, a essa altura do campeonato se não conservarmos nosso planeta, a tendência é que cada vez mais, ela nos dê a resposta através dos furacões, tornados, enchentes, nos falando com sua linguagem própria de que não está satisfeita com as atitudes dos seres humanos.
    Parabéns, belo texto, continue escrevendo...
    Aluísio Marques

    ResponderExcluir